top of page

O Mundo É Linear.



Leio e escuto (acho que todos nós) muito que o mundo deixou de ser linear e passou a ser não linear.


É uma ideia intelectualmente interessante. Atrativa e de fácil compreensão, afinal de contas estamos vendo todo o tempo as influências de tudo em tudo lugar, de todos com todos.


Já li muitos exemplos dos comparativos de um “antes linear” e um “agora não linear” no modo de fazer negócios e de operação das organizações.


Desde empresas de manufatura que compravam a matéria-prima, fabricavam seu produto, o vendiam, o despachavam e o distribuíam ao seu cliente, e isso é caracterizado como um “antes linear”. E comparam com um “agora não linear” reportando que a empresa agora compra a matéria-prima e tem que saber se ela veio de fontes confiáveis, se não foi utilizada mão-de-obra escrava ou infantil, o impacto ao meio-ambiente e muitas outras implicações.


E se no “antes linear”, ela fabricava o produto, no “agora não linear” ela não só fabrica, mas tem que observar se sua pegada de carbono é satisfatória, se os seus operadores estão satisfeitos e se eles têm diversidade, e por aí vai.


O mesmo para a atividade de logística que somente despachava e distribuía o produto aos clientes e agora têm que assegurar que as embalagens são sustentáveis, que seus caminhões poluem menos, e chegam até a acompanhar se o descarte do produto está sendo feito de modo correto.


Tudo isso para dar elementos que o mundo era “antes linear” e hoje é um “agora não linear”.


Acredito, e seria insano não acreditar que o mundo mudou.


Entretanto, não acredito em uma palavra desta aparente dicotomia de “antes linear” e o “agora não linear”.


A minha hipótese é que o mundo continua linear exatamente como antes. O sol ainda nasce e se põe linearmente. As horas continuam passando linearmente, os dias, os meses e anos também. Entramos na escola, percorremos as séries e linearmente terminamos cada ano. Entramos nas universidades, fazemos os nossos cursos lineares e nos formamos linearmente. Nossas rotinas continuam lineares, nossos pensamentos continuam lineares.


A diferença é que se antes tudo parecia percorrer um caminho unifilar, com somente um fio condutor indo do início ao fim de cada rotina e de cada atividade de uma maneira em série, agora existem múltiplos fios que podem se interligar no início, no meio ou no fim e podem ocorrer também de forma paralela. Uma múltipla linearidade com múltiplos fios se entrelaçando em série ou em paralelo. Estamos em um mundo multifilar.





Se tomamos o exemplo da empresa de manufatura, antes ela comprava a matéria-prima, fabricava seu produto, o vendia e o despachava, agora ela faz o mesmo, com o acréscimo fundamental de que outros “fios” de atividades e de rotinas se ligam à sua atividade. Ela deve comprar a matéria-prima (um fio) e ter que saber se ela veio de fontes confiáveis (mais um fio), se não foi utilizada mão-de-obra escrava ou infantil (mais um fio), o impacto ao meio-ambiente (outro fio) e tudo isso pode ser feito em qualquer momento da compra.


Esta forma de pensar ajuda a sair da ansiedade que é provocada em adotar uma visão de mundo não linear e continuar vivendo de forma linear.


E evita também a queda nas armadilhas recorrentes das modas que pregam novas competências (usualmente são as mesmas em outras roupagens) para fazer frente às demandas do mundo não linear tais como o ESG, a pressão para digitalizar o caos (e obter um caos digitalizado), a nova governança e uma lista infindável de novas modas e nomenclaturas que aparecem praticamente todos os dias.


O mundo unifilar já precisava em maior ou menor escala que seus profissionais tivessem visão holística, ambidestria, soubessem analisar riscos, tivessem perfil de liderança, soubessem se comunicar de forma efetiva e eficaz, possuíssem capacidade analítica, fossem adaptáveis à mudança e possuíssem conhecimento técnico. O mundo multifilar precisa das mesmas coisas pelo menos na mesma intensidade que o unifilar.


Então, o mundo continua linear e seu cérebro de pensamento linear pode descansar e excluir esta preocupação.


Preocupe-se com a coisa certa. A preocupação agora deve ser que o mundo multifilar é mais rápido que o unifilar, mas isso é tema para outro momento.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page